Thursday, August 11, 2011

Gordices da Patsy: Red Velvet Cupcakes

Eu adoro assistir programas de culinária: de Palmirinha a Nigella Lawson, passando por realities americanos e australianos. Assistir culinaristas e renomados chefs do mundo inteiro operando milagres na cozinha me fascina!

Domingo passado terminou a terceira edição do MasterChef Australia, onde pessoas comuns (donas de casa, advogados, engenheiros, ...) entram em uma competição culinária, cozinhando em provas muitas vezes extenuantes, pela oportunidade de ganhar um prêmio em dinheiro, um contrato com uma editora para publicar um livro de receitas e o título de MasterChef. Eu não sabia se babava mais nos pratos ou no sotaque australiano.. *suspiros*

Em um dos episódios os pretendentes a chef tiveram que cozinhar um cupcake chamado Red Velvet. Até então eu já até tinha ouvido falar do dito cujo, mas foi a primeira vez que vi ele pronto. Confesso: a massa vermelha com a cobertura branquinha me conquistou pelo olhar!



Quer saber como fazer? Clique e veja!



Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
3 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de corante alimentício vermelho
1/2 colher de chá de extrato de banilha
1/2 xícara de leitelho*
1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal, adicionada na farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de chá de vinagre branco

*leitelho é o líquido que sobra quando se bate manteiga com nata fresca.A nata fresca só é encontrada industrializada no sul do país (ai que saudades de SC!). nas outras regiões, o leitelho pode ser produzido acrescentando uma colher de sopa de suco de limão para cada xícara de leite desnatado. Após misturar, deixar descansar de 15 a 20 minutos, para o ácido do limão talhar o leite.

Como fazer: 


Preaqueça o forno a 180ºC. Não esqueça de ajustar as prateleiras antes de ligar o forno: a forma deverá ficar na parte mais alta!

Em um pote colcoque o cacau, o corante e o extrato de baunilha. Misture até formar uma pasta homogênea e reserve. Caso use corante em gel, coloque a quantidade necessária de corante em uma colher e complete a parte líquida com um pouco do leitelho.

Na velocidade média, bata o manteiga e o açúcar até ficar branco e fofo, com o açúcar completamente incorporado. Aumente a velocidade e acrescente o ovo. Bata até incorporar.  Raspe as laterais de vez em quando para não sobrar nada fora da mistura!

Acrescente a pasta de cacau que estava reservada e bata novamente, até que esteja bem homogêneo. Caso ache necessário, nessa fase pode acrescentar um pouco mais de corante, para chegar no tom desejado de vermelho.

Diminua a velocidade da batedeira e e acrescente , aos poucos, metade do leitelho e metade da farinha de trigo. Bata até misturar bem e repita a operação com o restante do leitelho e da farinha de trigo. Aumente a velocidade e bata até ficar homogêneo.

Diminua a velocidade novamente, adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre, misture e aumente a velocidade novamente, batendo mais alguns minutos.

Em uma forma para cupcakes, coloque as forminhas de papel e encha 2/3 de cada forminha com a massa (rende de 8 a 12). Asse por cerca de 20-25 minutos  ou até um palito sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar.




Cobertura de cream cheese com canela


Ingredientes:


2 1/3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
3 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
115 gramas de cream cheese gelado
1/4 colher de chá de canela em pó

Como fazer:

Bata a canela, o açúcar e a manteiga  em velocidade média até estar bem misturado e relativamente homogêneo. Aumente um pouco a velocidade e acrescente o cream cheese, batendo até incorporar.
Coloque na velocidade máxima e bata por 5 minutos, ou até ficar claro e fofo.


Depois disso é só colocar a cobertura, e aproveitar!


2 comments:

  1. Paty
    Faz pra mim pleaseeeeeeeeeee

    Que delicia!
    Vontade de comer uns 30 hehehehe

    ReplyDelete