Saturday, June 04, 2011

A importância da leitura para nossos filhos

Como uma pedagoga nata que sou sempre consegui perceber a importância da leitura para as crianças e com meu filho não poderia ser diferente.

Desde de pequeno, ele teve acesso a diversos tipos de leituras, pois realmente acredito que o fato de contar histórias poderá tornar ele um bom leitor, ampliar seu vocabulário, seu mundo de idéias e desenvolver seu pensamento e sua linguagem.

Precisamos entender que através das histórias, principalmente o Conto de Fadas, a criança vive um mundo imaginário, rodeado de fantasias e descobre assim sentimentos e emoções além de aprender a lidar com diversas situações do cotidiano.

Elas estimulam a atenção, eles ficam ali paradinhos, prestando atenção com os olhinhos cheios de esperança e ansiedade pela próxima página.Desenvolve esta tal sensibilidade, vivem um mundo onde existem bruxas, e elas tem muita importância para eles.

Procuro desenvolver este hábito na minha casa, e para minha alegria, ele fica muito feliz quando ganha um livro, meu coração explode quando durante o dia ele pede para eu contar uma história.

Hoje ele já consegue reproduzir minha fala, do jeitinho dele, o que me mostra cada dia, que estou pelo caminho certo. Lembro quando li o Pinóquio pra ele, pela primeira vez, a boquinha ficou aberta um bom tempo, esperando pra saber o que aconteceria com aquele menino que o nariz crescia. Sem nem mesmo perceber dias depois ele estava falando para as pessoas: “ –Ah! Você está mentindo. Seu nariz vai crescer.”

Se um velho hábito deveria ser resgatado, seria esse...se enrolar nas cobertas, sentar ao lado, ler até eles adormecerem e sonharem com suas historias preferidas.

Até a proxima
beijinhos e boa leitura!

Aqui em casa estamos acompanhando a nova coleção da Abril Jovem, que está lançando cada semana um clássico Disney. Já estamos no terceiro “A pequena sereia” - 5,95 cada


0 comentário(s):

Post a Comment